Se você tem gato em casa, precisa ter pelo menos uma dessas 5 plantas - ele vai amar
03/03/2023

PUBLICIDADE

Se você tem gato em casa, precisa ter pelo menos uma dessas 5 plantas - ele vai amar

1. Camomila-vulgar

Muito cuidado na hora de escolher a camomila que vai cultivar em uma casa com gatos, pois precisa ser a Matricaria recutita, que é segura para eles. Existem outras, como a Chamaemelum nobile, que é tóxica para os gatos. Na dúvida, compre sementes ou mudas em uma floricultura para ter certeza de que é a espécie certa.

A camomila-vulgar tem flores miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo. Seu perfume é delicado e servem para fazer chá e cuidar da pele humana. Deixe a planta onde pegue sol direto a maior parte do dia, use adubo orgânico, terra com boa drenagem e mantenha o solo umedecido.

PUBLICIDADE

2. Grama de trigo

Essa é uma planta para que o seu gatinho possa comer sem medo e se sentir mais feliz. Ela ajuda na digestão por ser cheia de fibras, e na eliminação das bolas de pelos. Seu nome científico é Triticum.

Compre um pacotinho de grãos de trigo e coloque-os em um vasinho com substrato comum. Não enterre, apenas espalhe os grãos sobre a terra. Mantenha as sementes e a terra borrifadas com água até que comecem a germinar.

PUBLICIDADE

Espere que cresçam um pouco (cerca de 10 dias após a germinação) para que seu gato possa comer.

3. Valeriana

Essa é uma planta muito usada como calmante natural pelas pessoas — e que fornece esse mesmo efeito nos gatos. Se você tem gatinhos muito agitados, deixe-os cheirar um vaso com valeriana (Valeriana officinalis) para que fiquem mais tranquilos.

Cultive sua valeriana em meia-sombra ou sombra com boa claridade, mantenha o solo umedecido e pode mantê-la em locais mais úmidos sem problema. Pode deixar seu gato cheirar, mastigar e rolar sobre a planta, se tiver espaço.

PUBLICIDADE

4. Catnip (erva-do-gato)

O nome científico dessa planta é Nepeta cataria e é uma das mais comuns para cultivar em uma casa com gatinhos. Ela oferece um efeito narcótico aos bichanos, pois contém nepetalactona que estimula o cérebro do gato através do olfato, deixando-o com os sentidos mais aguçados sem oferecer qualquer risco à saúde dele.

Para plantar, escolha um local arejado com boa luz solar. Faça regas diárias para manter o solo umedecido, mas sem encharcar. Espere a planta crescer um pouco e ficar mais resistente antes de deixar os gatos se jogarem por cima dela.

PUBLICIDADE

5. Ervas aromáticas

Você pode ter algumas jardineiras com hortelã, salsinha, alecrim e tomilho especialmente para os gatinhos cheirarem e comerem. Para usar nas receitas, plante outras mudas em vasos separados.

Todas essas plantinhas são seguras para os gatos e vão estimular os sentidos a partir do olfato. A salsinha faz bem para o sistema urinário, o alecrim relaxa, o tomilho fortalece o sistema imune e a hortelã é boa para o sistema respiratório dos felinos.

SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA! 

PUBLICIDADE

AD
Artigo