Quando você descobrir o verdadeiro motivo dos cachorros cheirarem as suas partes íntimas, vai ficar chocado. Assista
É provável que você já tenha visto a constrangedora cena de um cachorro dando as boas-vindas a qualquer visita cheirando-a em suas partes íntimas. Apesar de parecer um comportamento inapropriado, trata-se, na verdade, de uma grande “fofoca”.
Como eles possuem , ao cheirar os órgãos sexuais do ser humano, os cães reúnem informações como sexo, idade, saúde e humor daquele indivíduo, e também uma carga de informações sexuais, como se a mulher está no seu período menstrual, ovulando ou até se ela está grávida.
Segundo a bióloga comportamentalista Karol Estima, o alvo são as partes íntimas porque é ali que se encontra a glândula apócrina, produtora de odores que transmitem informações sociais — os .
“Nos seres humanos, estas células se concentram em determinadas zonas do corpo, como nas virilhas, peito, região perineal e sacrococcígea e também nas axilas — por este motivo, os cães farejam estas regiões”, explica.
Potente, o olfato canino é um sentido crucial para o entendimento do bicho sobre o ambiente, reconhecimento de indivíduos, tomada de decisões, aprendizado e utilização para comunicação intra (entre cães) e interespecífica (entre cachorros e outros animais), inclusive com seres humanos.
“Eles têm o hábito de fazer exploração olfativa e são movidos pelo olfato, o seu sentido principal. Em uma parcela considerável do tempo do animal, se ele estiver saudável e com oportunidade, ele vai usar esse período para farejar cheiros diferentes, devido à curiosidade natural e sua leitura do mundo a partir do olfato”, diz , médica-veterinária doutora em ciência com ênfase em comportamento e colunista do Vida de Bicho