REVIRAVOLTA no caso da Capivara Filó! Justiça toma outra decisão e influenciado terá que ficar...Ver mais
30/04/2023

PUBLICIDADE

A Justiça Federal determinou na madrugada deste domingo (30/4) que o Ibama devolva a capivara Filó ao influencer Agenor Tupinambá. A decisão é válida até que seja concluído o processo judicial. No despacho, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante ressalta que “não é Filó que mora na casa de Agenor”, mas “o autor que vive na floresta”. Disse o magistrado do TRF-1 na tutela provisória de urgência:

PUBLICIDADE

“Determino que o Ibama seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor imediatamente. Fica autorizado o transporte de Filó, pelo requerente, para que retorne ao seu habitat natural. Desde que se comprove que esse transporte se fará com os meios seguros e adequados, o que deverá ser atestado por Médico Veterinário e/ou Biólogo”.

Emocionado, Agenor Tupinambá comemorou a decisão: “A vitória é de cada um que lutou por essa causa. A vitória é nossa”.

Os ativistas da causa animal Arnaldo Rocha, amigo de Agenor, e Luisa Mell chegaram a afirmar no sábado que a Justiça havia determinado a devolução da capivara. Sem que a decisão tivesse sido oficialmente publicada, o Ibama chegou a negar que houvesse qualquer decisão judicial favorável a Agenor.

PUBLICIDADE

Neste sábado, Agenor e a deputada estadual Joana Darc foram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Manaus, para visitar o animal.

Os advogados que defendem Agenor entraram com um mandado de segurança para tentar devolver a capivara ao influenciador. De acordo com vídeos divulgados pela parlamentar, eles tiveram dificuldade em conseguir acesso ao Ibama. Pelas redes sociais, ela convocou uma manifestação que reuniu centenas de pessoas na frente do Ibama.

Fonte: Metropoles

PUBLICIDADE

AD
Artigo