Segundo estudo, amor entre cão e dono é o mesmo de mãe e filho
14/02/2022

PUBLICIDADE

Quando você se torna mãe, percebe que existe amor à primeira vista . E mesmo antes de ter seu filho com você, você será capaz de amá-lo mais do que qualquer outra pessoa no mundo. 

Animais são capazes de nos surpreender, nos fazer sorrir, amar incondicionalmente (mesmo quando não merecemos!) e ensinar lições valiosas todos os dias. Eles não cansam de ser muito fofos, como aqui, aqui e aqui.

PUBLICIDADE

Mãe de cachorro também é mãe

E, se alguém ainda duvidava disso, agora um estudo vem explicar de vez tal questão. De acordo com uma pesquisa feita pela universidade japonesa Azabu, de fato existe um ligação especial em meio o homem e seu melhor amigo.

Este vínculo é construído a partir de um processo hormonal ativado quando se olham, que funciona de maneira muito parecido ao que se dá entre mãe e filho.

É que este olhar dispara tanto no cachorro quanto no seu dono os graus de ocitocina no cérebro, hormônio relacionado a conduta paternal e maternal.

PUBLICIDADE

A ocitocina trabalha também como neurotransmissor no cérebro e tem um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, logo como na formação de relações de confiança.

Para promover a pesquisa, os estudiosos colocaram muitos cães com seus donos em um ambiente e investigaram cada interação em torno de 30 minutos.

Logo após mediram os níveis de ocitocina não só na urina dos cães como na de seus donos, e acabaram descobrindo que o contato visual constante entre eles elevava os níveis do hormônio nos cérebros de ambos.

PUBLICIDADE

Em um 2º experimento, os estudiosos passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e os colocaram em um ambiente com seus donos e alguns desconhecidos.

A resposta nos animais foi que eles passaram mais tempo olhando para seus donos, o que após meia hora, fez com que os níveis de ocitocina crescessem também nos donos.

O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos”, conclui o estudo.

PUBLICIDADE

SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA! 

PUBLICIDADE

AD
Artigo